É verdade os japoneses adoram uma reunião??

Sim!! Percebi isso depois que comecei a trabalhar com eles. Reuniões são boas e importantes algumas vezes, mas somente quando se conclui ou resolve alguma coisa.

E, com certeza, esse não é o propósito da reuniões japonesas, algo que deixa os estrangeiros doidinhos!!!

Existem várias palavras diferentes para reunião: kaigi, kyougikai, miitingu (meeting com pronúncia japonesa), uchiawase, chourei, etc. Deve ter mais, mas no momento só me lembro dessas. E, claro, que cada uma é usada para uma ocasião diferente. Vamos falar um pouco sobre elas.

Os famosos cumprimentos matinais – Chourei 朝礼

Isso aí eles fazem desde o jardim de infância. Mas, o formato do chourei varia um pouquinho do que é feito nas escolas. Nas empresas e repartições públicas japonesas não se começa o dia sem esse bendito chourei. Mas, como é o chourei?? O chourei nas empresas e repartições públicas é mais ou menos assim:

Cada dia um é responsável pelo chourei e, geralmente se tem uma lista com o nome e dia que cada um vai falar. Sendo assim, o cabra já pode pesquisar em casa alguma coisa para falar e não pagar muito mico no dia. Geralmente quem é responsável pelo chourei do dia, levanta da cadeira e começa dizendo: Ohayou gozaimasu (Bom dia!), todo o escritório se levanta e fica geralmente com pose de soldado.

Aí, o cidadão começa contando alguma estória que aconteceu com ele recentemente ou algo que ele viu na tv, leu no jornal. Pode ser qualquer coisa, desde que seja interessante. Se conseguir arrancar alguns risos do pessoal, melhor ainda!Ponto pra ele!

Depois que ele conta a estorinha, ele passa a palavra para o chefe. Aí, o chefe faz algum comentário sobre o chourei do cidadão ou nem toca no assunto, e já começa a falar a agenda e planejamento daquele dia. Aí, ele diz que tipo de serviço fará hoje, se tem reunião, se vai ficar no escritório, se vai sair, etc. Aí, ele passa a bola para quem está abaixo dele. E, por aí vai. Cada um vai dizendo o que vai fazer no dia, se vai sair mais cedo, se vai ficar até mais tarde, etc.

Isso, de ficar dando satisfação de tudo que se faz é algo que irrita bastante os ocidentais, mas é algo bem natural para eles. No começo eu detestava ter que dizer para onde ia ou o que ia fazer, com quem, etc. Mas, depois até acostumei. Hoje no meu atual trabalho não preciso fazer quase nada disso, mas nos primeiros anos foi barra, viu? Sendo que no meu primeiro ano de escritorio eu era considerada café com leite e meu chefinho me deixou isenta do tal do discurso do chourei. Ele sempre dizia: Quer falar alguma coisa?? E, minha resposta era sempre: – Não, obrigada.

Mas, no meu segundo ano de escritório não tive mais opção. Tive que entrar na brincadeira. Mas, graças a Deus, sempre foi tudo bem e eles até riam das coisas que eu falava.De repente estavam rindo da pronúncia ou do japonês errado….vai saber! Hahahaa…Mas, eles eram muito gente boa e não eram de fazer isso, não.

Quando termina o chourei, a pessoa fala onegai shimasu!! (por favor!) e aí, todos repentem a frase e assim, começa mais um dia de trabalho.

É assim que os estrangeiros se sentem no momento do chourei.

Mas, não pensem que nem todos os chourei são assim com pinta de Tropa de Elite. O povo tem procurado inovar. Vejam este vídeo onde eles fazem um trenzinho no chourei. Bonde do chourei??

Porém, durante o dia, podem aparecer várias reuniões para você participar. Uma que sempre aparece é o uchiawase. Não sei a palavra em português ou em inglês para isso. E, geralmente, se você procura essas palavras bem japas no dicionário, vai encontrar um significado bem longe do real, porque precisa entender o contexto cultural onde elas estão inseridas.

Uchiawase é uma pequena reunião que se dá antes de algum evento ou de algo importante que se tenha a fazer. Por exemplo: Se você é chamada para dar uma palestra, com certeza eles vão marcar uns dois uchiawases, no mínimo, com você! Sim. No uchiawase, geralmente eles vão te passar as informações básicas, como o tipo de público, o que eles querem ouvir, o que é esperado, etc. E, com certeza eles vão te dar uma folhinha com todas essas informações por escrito, assim como os horários.

Se tem uma coisa que até hoje eu não tenho muita paciência mas escuto calada até eles terminarem, é o péssimo hábito de apenas ler tudo que está no papel e não discutir nada. Se fosse para ler, eu lia em casa, né?? Fala sério! E, não é nem porque eu sou estrangeira e eles sempre acham que eu não sei ler, porque eu já vi eles fazendo a mesmíssima coisa com outros japoneses. Ou seja: é coisa deles, mesmo.

Essa parte de não ter dinâmica nenhuma, nem jogo de cintura e ser extremamente robótico é a parte boa e ruim aqui do Japão. Boa, porque, bem ou mal, as coisas funcionam. Mas, não ouse peguntar nada além disso, pois eles entram em pânico quando se deparam com situações ou coisas novas. Isso é, com certeza, culpa do sistema educacional deste país, que continua arcaico, e não prepara os jovens para enfrentar o mundo. Aí, na primeira unha que quebra ou no primeiro fora que leva de alguém, eles não aguentam e já ficam deprimidos. Mas, discutir sobre educação não é o objetivo desse blog e, sim, do meu outro, o educacao-brasil-japao.blogspot.com.

Enfim..as reuniões são intermináveis e sempre os caras acabam apenas lendo o que está no papel que está em cima da sua mesa. Ou seja: inutilidade total. Se fosse para ler e discutir sobre cada tópico, ainda vá lá mas vocês sabem que discutir não é o forte dos japoneses e a educação formal aqui no Japão não incentiva este tipo de atitude.

Será que depois que eu voltar aí pro Brasil e começar a participar das reuniões acaloradas e ver o povo discutindo, vou sentir um pouqinho saudade dessa falsa paz aqui do Japão?? Bom…só o tempo dirá.

Um abraço e mês que vem, mais uma reunião sonífera me espera!

Anúncios

2 comentários sobre “É verdade os japoneses adoram uma reunião??

  1. Uma vez briguei com o meu chefe pq ele sempre fazia longas reuniões, e nada era resolvido… aguentei por um mês, eu acho! daí meu trabalho foi acumulando, acumulando…
    Um belo dia eu tinha uma montanha de coisas pra fazer.. e ele me vem com essa de reunião.. daih eu tive que descer das tamancas!!

    Disse que era pra fazer outra reunião inútil, que ele não contasse comigo pois eu tinha mais o que fazer!
    Pronto falei!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s