A volta dos que não foram

Crise na Indústria Fonográfica Japonesa

Não sei se os amigos leitores do Tabibito compartilham da mesma opinião, mas de uns anos para cá, pouca coisa boa tem surgido no mercado musical japonês. Cheguei a essa conclusão ao ver a quantidade de programas semanais de música e variedades na tv japonesa que focam apenas músicas, vídeos e entrevistas com ídolos do passado. Ontem essa minha tese foi comprovada, quando passeava pelos canais e me deparei com o Hey!Hey!Hey!, antiquíssimo programa de música, onde vejo quem se apresentando lá?? Sharan Q!!!!

Você já ouviu falar?A garotada mais nova não deve conhecer, mas o Sharan Q foi uma banda quase visual que fez muito sucesso na década de 90, lançando vários hits, sendo os carros chefes: Single bed (shinguru beddo) e Zurui Onna. E, era exatamente o Shinguru Beddo que eles estavam cantando ontem, no Hey!Hey!Hey!. Levei um susto quando vi o vocalista Tsunku (criador das Momusu) cantando esta música depois de séculos e achei que se tratasse de mais um vídeo antigo, mas a imagem estava boa demais para ser da década de 90. E, realmente a apresentação era atual. O programa falou e mostrou vários artistas famosos em suas primeiras aparições no programa, como Mr. Children, Sharan Q e outros.

Esse tipo de programa é muuuito comum aqui. Aliás, outra coisa que me faz ter certeza de que o o mercado japonês está em crise é a volta do famoso grupo Princess Princess. O Princess Princess é uma banda formada só por mulheres e que lançou dezenas de hits no final da década de 80 e início de 90. Hoje, quase todas são mães e donas de casa, mas este ano, para comemorar não sei quantos anos de formação da banda, elas se reuniram, começaram a ensaiar e agora voltaram a fazer shows pelo Japão. Mas, parece que a coisa é bem comercial mesmo. E tem prazo de validade. Essa formação é só neste ano. Ano que vem, elas voltam às suas atividades como mães e esposas. Tá vendo? A situação tá feia pra todo mundo. Apesar de terem treinado bastante para esta volta pomposa, claro que elas não têm mais o brilho de antes e, a vocalista também não consegue mais alcançar os agudos que a celebrizou no passado. Mas, mesmo assim, não tem quem deixe de dançar ou se emocionar a ouvir hits como Diamonds e M.Vamos recordar!

Sharan Q – Single bed シャランQ -シングルベッド

Princess Princess – 2012

E aqui, um vídeo delas bem antigo, onde elas cantam o super hit Diamonds.

Gostaram?Um abraço e até a próxima!

Anúncios

3 comentários

  1. Eles mesmo cavam a cova com coisas como o momusu ne. São dezenas de músicas vazias. Eu nunca vi um mercado lançar tanta música nova em tão pouco tempo. Não há talento que aguente. E você ouviu que o Hey!3x vai acabar? O speed que eu gostava tb voltou, mas parece que não resistiu né?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s