1 dia em Shanghai

1 dia em Shanghai

                                                               O cartão postal de Shanghai

Conhecer a China era um sonho antigo, mas a China é tão grande e rica, que conhecer uma cidade apenas não dá nem de longe pra dizer que você conhece a China. No meu caso, a minha passagem pela China foi super rápida, pois foi um stop over de um vôo de Bangkok – Nagoya. Como escolhi a baratíssima e tensa China Southern Airlines, ela sempre faz parada em Shanghai. Então, pensei que seria uma ótima oportunidade de conhecer pelo menos um pouquinho da China.
Na verdade, queria ter ficado pelo menos 3, 4 dias em Shanghai, mas os vôos estavam todos lotados, porque coincidiu com um feriado prolongado chinês e, só deu mesmo para ficar 1 dia lá. Que peninha…Mas, pelo menos, deu para ver os principais pontos turísticos da cidade.

A chegada em Shanghai.


Na ida para Bangkok, foram só 2 horas de conexão. Então, não deu tempo de ver nem fazer absolutamente nada. Vi só algumas lojinhas básicas, comprei um café e já estava na hora de partir novamente. Então, vamos falar da segunda parada em Shanghai.
O aeroporto é normalzinho. Nada de tirar o fôlego, como o de Dubai ou de Bangkok. Cheguei em Shanghai vindo de Bangkok à noite. Então, após terminar todos aqueles trâmites obrigatórios no aeroporto, os quais foram rápidos, porque o aeroporto já estava vazio, eu segui para a fila do táxi para poder chegar ao hotel que tinha reservado.
Na fila, morri de inveja de um cara com pinta de europeu, que falava um chinês praticamente perfeito!Se era perfeito ou não, não faço idéia, mas dava para perceber que o cara manjava muito do idioma. Tanto que o taxista entendeu pefeitamente o local para onde ele queria ir. Já o meu….putz grilla! A única coisa que falei em chinês foi que eu gostaria de ir para o hotel tal e mostrei para ele a folha com endereço e nome do hotel. Gastei meu pobre chinês à toa, porque o tiozinho não sabia onde ficava o hotel. Aí, ele foi perguntar para outro carinha lá e, graças a Deus, ele voltou já sabendo o caminho.

O hotel

 

 

Sabe aquela velha estória de que o barato sai caro? Pois é…foi exatamente isso que eu presenciei durante os momentos que fiquei naquele hotel. O nome do famigerado hotel é LiHao International Hotel. Grave bem este nome para você nunca ter que colocar os pés lá. Para começar, eu já cheguei super cansada e tensa, depois de voar 5 horas pela China Southern Airlines, rezando para aquele aviao que nao parava de chacoalhar chegar firme e inteiro no seu destino. Mas, assim que chego no hotel, doida para tomar um banho, comer algo e ligar pro meu noivo…qual a primeira cena com a qual me deparo? Um chinês na recepção quebrando o pau com a atendente.

Estava vendo o momento de presenciar esta cena

 

Eu, acostumada com aquela falsidade japa (mas que deixa os clientes felizes) de que o cliente sempre tem a razão, mais aqueles sorrisos todos, fiquei impressionada com o jeito que a moça da recepção peitou o chinês de meia idade. Colocou até as mãos nas cadeiras!!!Sabe que quando mulher bota as mãos nas cadeiras…o bicho pega!

Depois de brigar uns 15 minutos, e eu lá parada esperando, já que as outras 2 atendentes resolveram participar do quebra-pau tambem, finalmente eu sou atendida. Mas…eis a surpresa desagradável!!!Eles disseram que minha reserva não havia sido confirmada, sendo que eu tinha comigo o voucher do Agoda, onde sempre reservo os hotéis. Como assim??? Alem do mais, disseram que os quartos de solteiro estavam lotados e so tinha quarto duplo. Nessa hora desejei profundamente saber mandarim para poder lutar pelos meus direitos. Elas falaram que iam procurar o voucher, mas que eu teria que deixar um deposito lá de uns 100 dólares. Ai,ai…já não gostei da idéia. Mas, pensei: Bom, amanhã, com certeza, elas terão achado o voucher e vão me devolver esse dinheiro.Beleza!

Beleza nada!Feiúra pura! Porque no dia seguinte, elas vieram me dizer que não acharam o voucher e eu tive que pagar uma diária!!! Aaaargh!Que raiva!Mas nem tinha mais tempo para chorar ou tentar argumentar. Do meu lado, estava o motorista de shuttle bus que iria sair em 2 minutos. Dava para ver que ele estava me xingando até a 3ª geração, mas o que eu podia fazer??Eles estavam errados, não eu. Poucas coisas fazem meu sangue subir, mas naquela manhã, eu já saí com o sangue quente e, comecei a lembrar de todas aquelas frases clichê que os japoneses costumam falar dos chineses. Já estava prestes a concordar com os japas, mas…Não!Eu sou brasileira e não desisto nunca!E, é aquela estória:Não adianta chorar pelo leite derramado. Então o negócio agora era me focar no meu roteiro do dia: Yuyan Garden, templos e Wai Tan. O que passou, passou.
Mas, aqui fica a dica: Apesar de o quarto ser muito bom e do banheiro espaçoso, Hotel LiHao jamais!!!!!No próximo post vou falar sobre o roteiro que escolhi fazer para conhecer Shanghai em 1 dia. Um abraço e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s