Que tal aprender tailandes?

Que tal aprender tailandês?


Eu sou do time que acha que saber algumas expressões na língua local do país que se quer visitar só te traz vantagens. Na Tailândia, não é diferente. Se você pretende apenas ficar em Bangkok, poderá se virar bem com o inglês. O difícil vai ser entender o que eles estão falando,pois o sotaque é muito forte e característico. Mas,logo você se acostuma. Porém, se você pretende se afastar um pouco da capital, eu recomendo que você aprenda algumas frases e expressões básicas. Digo isso por experiência própria, pois da última vez que estivemos lá, em setembro, fomos até Nakhorn Patom, que é uma cidade a 1 hora de Bangkok,onde fica o maior pagode da Ásia. Chegamos lá na hora do almoço, morrendo de fome e, decidimos comer. Foi aí que nos trouxeram o menu, todo escrito em tailandês. E, sem nenhuma palavrinha em inglês. Pânico!Foi aí que vimos um casal na mesa do lado comendo algo muito apetitoso e que parecia frango. Então, chamamos a moça e apontamos para a mesa do lado. Assim, ela entendeu que queríamos comer a mesma coisa. Para pedir a conta, é aquele sinal que a gente faz aí no Brasil. Então, sem problemas. Mas,neste dia me arrependi profundamente de não ter estudado algumas expressões em tailandês antes de ir e, o pior: de ter comprado um pequeno livrinho de expressões em tailandês e tê-lo deixado no hotel!Ninguém merece!


Claro que você não precisa virar um expert em tailandês, mas não custa aprender algumas coisinhas. Então, hoje vou falar um pouquinho da língua tailandesa.
Não, eu não sei falar tailandês e também não estou estudando, apesar de ter comprado vários livrinhos lá. Como tenho interesse por linguística e gramática, eu sempre compro vários livros de idiomas. É…mania mesmo.O tailandês tem um alfabeto bem peculiar e extenso.Só consoantes, eles tem 44! E vogais….tá sentado??Então senta!Eles tem 32 vogais!Porém, as consoantes representam apenas 21 sons e, as vogais são divididas em curtas e longas. Muitos dos ideogramas são pouco usados, então, quem quiser aprender, basta aprender apenas as letras e sons mais usados.


O tailandês é uma língua tonal, como o chinês e outras. Ela possui 5 tons diferentes. Dizem que é possível aprender o alfabeto deles em 1 mês se você estudar 1 hora por dia. Não duvido, se bem que nunca tentei. Outras peculiaridades da língua e da escrita:
1. A língua é escrita da esquerda para a direita.
2. Nem sempre as consoantes tem o mesmo som. O som delas pode variar no final de uma sílaba.
3. Não há espaço entre as palavras, nem vírgulas, ponto final e pontos de exclamação e interrogação.
4. Apesar dos tons, a gramática não é tão complicada. Eles não tem artigos, plural e nem tempos verbais complexos.
5. Eles possuem uma linguagem específica para se dirigir aos membros da família real. (Lembre-se que a Tailândia é um reino). Também possuem uma linguagem especial e formal para se dirigirem aos monges.

O melhor de tudo é que o povo lá é muito amistoso e simpático, o que faz a diferença para qualquer estudante de idioma estrangeiro!
Fonte bibliográfica: Thai made easy
(Andreas Schottenloher and Bob Tremayne)
Vamos ver alguns vídeos!

Introducao a lingua tailandesa

Licao 1

 

 

Anúncios

3 comentários

  1. Nessas horas eu vejo que japonês é fácil…hhahahaha..
    E imagina só se você pede o prato igual da mesa do lado e a conta dá uma fortuna? Hahahah toma cuidado. Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s