Casamento arranjado no Japao – Parte 3- Konkatsu e afins

Nesse terceiro post da série Casamento Arranjado no Japão, eu vou falar sobre a modernização desse grande negócio que gira milhões de ienes anualmente. Com os vídeos abaixo, dá para ter uma idéia de como a coisa acontece por aqui. Primeiro, vamos ver esta reportagem sobre a busca desesperada pela cara metade no Japão.

Parte 1   

Parte 2  

Os novos Konkatsu. Como o próprio vídeo diz, o Konkatsu hoje é um grande negócio. Business mesmo. Então, as empresas estão sendo pensando em novas formas de atrair novos membros.

Uma das mais novas modas é: Konkatsu bus tour, como vocês vão ver no vídeo abaixo. Eles organizam vários passeios para locais conhecidos pelo en musubi (ligar casais), como Ise Jingu e outros templos famosos.

Outra coisa interessante no vídeo é a organizadora ensinando os rapazes como servir e tratar uma mulher. Sim, isso é algo que não faz muito parte da cultura japonesa mesmo, essa coisa do cara ser romântico e cavalheiro. O homem japonês acha que ser homem e tratar bem uma mulher é prover tudo que ela precisa, como casa, carro, dinheiro, etc. Sim, nesse ponto eles são bem responsáveis e trabalhadores. Isto é verdade. Mas, a gente sabe que casamento e relacionamento não é feito só disso.

Mas, vamos ao vídeo!

Porém, hoje em dia você já encontra muitos homens japoneses que, apesar de ainda terem esse pensamento de que necessitam prover tudo para a esposa e família, também são românticos, andam de mãos dadas, etc. Essa semana eu vi uma cena linda enquanto esperava o ônibus para ir ao trabalho: Um casal de senhores japoneses (deviam ter mais de 70 anos) andando de mãos dadas!!! Gente, que coisa linda, né? Até prestei atenção no que eles estavam falando para ver se era japonês mesmo, mas eram sim! Lindinhos!

Vamos ver mais outro vídeo, que na verdade, é uma animação, mostrando a pressão da mãe e da sociedade pro rapaz se casar. E, vamos ver o que acontece com ele:

Se você tem uma quedinha por otakus, não se preocupe!Já inventaram um konkatsu party para você encontrar a sua alma gêmea!!Quer ver?

Em breve, trarei mais vídeos sobre esse assunto. Aliás, a fixação por casórios é tão grande aqui no Japão (só deve perder pra Índia, eu acho!Hahaha..), que há vários programas por semana na tv abordando o assunto. Neles, vários artistas que ainda não casaram falam suas experiências e um psicólogo, expert em casamentos, tenta explicar o porquê de eles ainda não terem se casado até hoje, né? Como se casamento fosse o final de tudo que uma pessoa pode alcançar na vida. Não é o final, gente, eu creio que é apenas o início de mais uma etapa da vida. だからゴールではなく、スタートなんです!

Ah!Tem outro tipo de casamento beeeem comum aqui no Japão. São os homens de terceira idade (a maioria) que procuram agências para casar com mulheres de outros países da Ásia, como China, Filipinas, Tailândia e outros. Nos próximos posts eu volto a tratar desse assunto. Um abraço e até a próxima!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s