Casamento arranjado-Ainda existe no Japão? – Parte 1

Casamento arranjado – Ainda existe no Japão?? – Parte 1

Bom, acredito que no ocidente ainda se tenha uma imagem de que no Japão os casamentos são arranjados e que a mulherada é submissa. Mas, será que é mesmo assim? Bom, nos próximos post eu vou falar um pouco sobre este assunto.

Vamos primeiro, voltar um pouco na história para ver como os casamentos arranjados aconteciam no passado aqui no Japão. A palavra usada para casamento arranjado é Omiai (お見合い).

Na Era Edo, geralmente acontecia entre pessoas da mesma região ou vilarejo, já que no Japão ainda é muito forte até hoje esse lance de Chiiki Shakai (Sociedade Regional).Geralmente o encontro acontecia na casa da moça. Os padrinhos casamenteiros (nakoudo) levavam o rapazna casa da moça e, ele é quem dizia se queria ou não a pretendente. Ou seja, se elençao quisesse, a moça levava um fora dentro da própria casa. Péssimo,não? Mas, claroque o cara não dizia um NÃO na lata, né?Ainda mais porque os japoneses dificilmente falam alguma coisa na lata!Então, o negócio acontecia mais ou menos assim: Os padrinhos e o rapaz iam até a casa e, como de costume, os anfitriões serviam chá e docinhos. Se o rapaz bebesse o chá e levasse os docinhos para casa, isso queria dizer que ele também ia levar a moça pra casa. Entenderam o lance? Até que é bonitinho e discreto, né? Outro sinal que o cara dava, era deixando o seu leque na casa da moça. Agora…se ele não bebesse nem um gole do chá,não tocasse nos docinhos e nem deixasse o leque lá…então, a moçoila já estava ciente de que precisava partir pra outra,né? Na verdade, não tinha esse lance moderno de partir pra outra ou fazer a fila andar. Ela tinha é que esperar o próximo carinha que iria aparecer por lá.

E hoje?? Bom, hoje o negócio não é tão discreto assim e, na maioria das vezes, os pais nem sabem que a moça ou moço está recorrendo a agências de Omiai. Agências???Sim, isso mesmo!Agências!Formar pares hoje aqui no Japão é um negócio que movimento milhões de ienes!!!No próximo post eu conto como é que a coisa funciona por aqui. Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s