O Japao e seu sistema educacional

O sistema educacional japonês sempre foi muito elogiado e conhecido no mundo inteiro. Quem nunca ouviu dizer que todo japonês é inteligente?Sempre ouvia isso lá no Brasil. Porém, hoje, o sistema educacional japonês sofre as consequências de ter parado no tempo. Coréia e China já estao há 1000 anos luz do Japão no que diz respeito a educação. Não que eu ache o sistema coreano uma maravilha. Eu considero ele até pior do que o japonês, visto o número de estudantes que se matam por ano.

Mas, hoje, um dos maiores problemas que o Japão enfrenta é o fato de seus estudantes não terem um pensamento crítico, o que os fazs sair em desvantagem quando têm que competir internacionalmente. Realmente, quem trabalha e convive com os japoneses sabe que aqui o que é valorizado é a harmonia do grupo. Quando alguém tem muita opinão diferente ou se destaca, já é logo tachado de kawatta hito (pessoa estranha) e, aí, já é um passo para começar a ser vítima de ijime(bullying). Tem até um ditado japonês muito famoso, que traduz bem isso:出る杭は打たれる (The nail that sticks out gets hammered down).

Porém, como desde sempre a opinião própria e pensamenro crítico não fizeram parte da educação japonesa, hoje eles estão tentando correr atrás do prejuízo inovando o sistema educacional e tentando fazer com que seus alunos sejam um pouco menos dependentes do professor. Este documentário aqui é bem interessante e ilustra bem a atual situação na qual a educação japonesa se encontra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s