Não sei falar o idioma local!!!E agora??

Bom, vamos por partes. Como eu sempre digo, tudo depende. Depende do propósito de sua viagem. E, para onde você está indo, também, é claro.

Vamos começar falando do Japão.

Se você vem ao Japão como turista e só vai ficar alguns míseros dias, não precisa ser um expert em língua japonesa, mas, aprender algumas palavrinhas e expressões básicas é aconselhável, pois lamento te informar, mas a maioria dos japoneses não fala inglês. Eles estudam desde o primário, tem aulas com professores nativos, mas não aprendem. Isso aliás, é um outro problema aqui que o governo tá tentando solucionar de várias formas. Mas, isso aí já é assunto para um outro post.

Voltando ao assunto…Não, os japoneses,em sua maioria, não sabem falar inglês. Em Tóquio talvez você encontre algumas pessoas que falem. Nos pontos turísticos, com certeza vai ter alguém lá para te dar uma maozinha. Mas, se você sair do roteiro Tóquio-  Quioto, aí a coisa já vai mudando de figura. Por isso, é aconselhável que você venha munido com um livrinho de bolso para poder usar na hora que o bicho pegar.

E aqueles ideogramas todos??Eu não sei ler!E agora?

Bem, não precisa saber ler, porque nas estações, pontos turísticos e todos os locais que você for passar vai ter escrito em inglês embaixo. E, nos trens e metrôs nós também temos anúncios em inglês. E, se você quiser dar um pulinho até Nagoya e pegar o metrô lá, vai ver que eles tem anúncio em japonês, inglês e ….português!!!Sim!Devida a enorme presença brasileira na região, eles já providenciaram anúncios e placas em português!

Agora, só um detalhe importante: Se tem uma coisa difícil de entender é um japonês falando inglês. Ou tentando falar. Raríssimos são os japoneses que conseguem pronunciar corretamente ou num som aproximado ao original. Você vai ouvir coisas do tipo: erebeeta (elevator), esukareetaa (escalator) , shoppu (shop) , depaato (department store), basu (bus), biiru (beer) entre outras palavrinhas. Sugiro que você tente falar o seu inglês com um sotaque japa. Não é difícil. É só imaginar como um japonês falaria e…imitar!Pronto!Assim ele vai te entender!!Vamos treinar com este vídeo

Agora….se você vem ao Japão para trabalhar, seja em empresa ou fábrica, não deixe de ler o próximo post.

Um abraço e…boa viagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s