Tô indo pro Japão. E agora?Que roupa eu uso lá?

Tá aí uma ótima coisa para se pensar. Primeiro, porque o Japão tem 4 estações do ano bem definidas. E, segundo, porque muitas roupas que usamos normalmente aí no Brasil, não são muito bem vistas aqui. E, também tem certas roupas que aqui são normais e que se você vestisse em qualquer lugar do Brasil o camarada já ia chegar junto e perguntar: Quanto você cobra, gata?

    Outro ponto que se deve considerar é o propósito de sua viagem. Você está vindo a turismo ou para estudar, trabalhar e conviver direto com os japoneses? Bom, vamos lá! Separei alguns tópicos para pensarmos a respeito.

1. As 4 estações –  No Japão, como a gente já cansou de falar aqui, as 4 estações do ano, são bem definidas. No momento, aqui, estamos no outono. A cada dia o friozinho vai aumentando e apesar de durante o dia ser agradavel e até quentinho, depois que o sol vai embora, você já precisa de um casaquinho mais quente. As temperaturas à noite estão por volta de 15 graus. Isto, claro,não inclui Hokkaido, onde, segundo a previsão do tempo que vi hoje, dizia que amanhã nas partes mais altas da província já deve começar a nevar. Sim…aqui na ilha central do Japão só vai nevar lá pra perto do Natal. Mas, lá em Hokkaido, na minha opinião, só tem 2 estações: inverno e outono, porque aquilo que eles chamam de verão, para mim é outono.

Se você chegar aqui na primavera, ou seja, março, abril, você vai sentir frio. Dependendo de que lugar do Brasil você tenha vindo, você vai achar a primavera japonesa um gelo!Eu cheguei aqui bem na primavera, trazendo só alguns casacos de frio que eu usava no inverno do Rio de Janeiro e quase morri nas primeiras noites!!

寒い!!Ai que frio!

Ou seja, na primavera, você talvez precisa de um casaco bem quente  e, talvez, até de um sobretudo. Lembro que o inverno deste ano demorou tanto pra acabar que eu fiquei usando sobretudo até maio!

Se você chegar aqui no verão, coisa que eu não recomendo, vai passar um calor da peste e corre o risco de ficar desidratado. É insuportável e eu prefiro 1000 vezes o calor de 40 graus do RJ do que o calor de 32 graus que faz aqui no verão. Aqui, algumas vezes, também chega a 38, 40 graus. Mas, geralmente, a temperatura aqui fica no máximo a 32, 35 graus.

No verão do Brasil, especialmente do RJ e nordeste, o povo realmente usa pouca roupa. É muito comum ver homens usando camiseta regata e bermuda. Mas, aqui no Japão não. Principalmente a mulherada. Elas se cobrem todas, com direito a chapéu, casaco e luvas!!!!Algumas, com direito a burka e tudo!

Típica roupa de verão(!!!???)
Burka japonesa

Se elas não sentem calor? Com certeza sentem, mas a vaidade fala mais alto. Aqui, elas fazem tudo pelo Bihaku (beleza branca, ou seja, ter uma pele branca). Ah, claro!Além de chapéu, luvas e casaco, ainda tem o indispensável guarda-sol. Consegue encarar? Eu, nao.

Você pode usar roupas confortáveis e leves, mas sem muitos decotes. Shortinhos aqui são muito usados. Até os bem curtinhos. Mini saias, também. Só que, infelizmente, há uma grande diferença quando uma japonesa usa e uma estrangeira usa. As estrangeiras, principalmente as brasileiras costumam ter muuuuito mais corpo e curvas que as japas. Então, mesmo que elas vistam a mesma coisa que as japas vestem, sempre vão parecer super hiper ultra sexy. Eu, aconselho a evitar. Mas, aí, fica a critério de cada um.

Visual comum no verão japonês

Verão???Opa!Então vou pra praia aqui no Japão. Posso usar o meu biquini que eu trouxe do Brasil?

Poder, você pode tudo, querida, mas não é aconselhável. Todo mundo sabe que os nosso biquinis são minúsculos, apesar de muito bonitos. Talvez você se assuste com o tamanho dos biquinis japoneses. Sim. Eles parecem gigantes perto dos nossos. E, geralmente eles vem com um shortinho. Sendo que a própria parte de baixo do biquini já parece um.

Biquini japonês
Outro tipo de biquini bem comum aqui.

Outro detalhe importante. No Brasil, nas regiões de praia é muito comum ver o pessoal entrando no ônibus quase pelado, como se já estivesse na praia e tal. Aqui, não faça isso. Sandália, chinelo, tudo bem.Mas, os rapazes devem não devem andar sem camisa e as meninas, por favor, escondam tudo e deixe para tirar o vestido ou camisa, ou sei lá o quê só quando já estiverem na praia, tá?

Enfim…biquini pode. Mas, fio dental, nem pensar, tá? Topless muito menos! Fica aí a dica!

Agora…se você chegar aqui no inverno, se prepara para passar muuuuito frio!Tirando o pessoal do sul do Brasil….os agasalhos que usamos no inverno do Brasil não esquentam nada aqui. No máximo, você poderá usá-los no outono. Mas, no inverno, só sobretudo e casacão mesmo, com muita pena de ganso dentro. Fora os outros apetrechos como luvas, gorros e algo que não pode faltar no inverno: kairo. (pode ser portátil ou para colar na roupa. É uma espécie de emplasto sabiá pro frio. Sim. Ele aquece o seu corpo e tem duração de 8 a 10 horas.)

Isso aí faz milagres no inverno!

Se você não tem sapatos à prova de neve, então, melhor deixar para comprar aqui. Aliás, se puder, eu aconselho você a comprar seus agasalhos e outroa apetrechos para o inverno, todos aqui no Japão. Esses bons sobretudos costumam ser caríssimos aí no Brasil, assim como botas e outros itens. Aqui, há lojas populares, tipo Uniqlo, onde você encontra tudo isso por um bom preço. E, roupa de boa qualidade.

No próximo post eu continuo falando mais sobre roupae e etiqueta aqui no Japão. Um abraço e boa viagem!!!!

Anúncios

2 comentários sobre “Tô indo pro Japão. E agora?Que roupa eu uso lá?

  1. Olá, tudo bem? Estou indo pra Hokkaido, e tenho 1,75m e 65kg. Algumas pessoas me disseram que encontrar roupas do meu tamanho ai seria praticamente impossivel. O que você acha? Obrigada!

    Curtir

    1. Oi, Maria!Encontra, encontra sim. Talvez, mais difícil que as roupas, sejam os calçados. Até eu que calço 37 tinha alguma dificuldade de encontrar. Quando você vai para Hokkaido. Leve um agasalho bem quente e compre muitos quando chegar lá, porque o frio de lá não é brincadeira!Um abraço e tudo de bom!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s